Como gostar de matemática

Primeiro, quero agradecer muito por ter entrado no meu blog e desejo que explore o máximo que poder.
Tenho uma amiga que vai te contar a sua historia, como passou a gostar de matemática.
 
Quero te contar a minha pequena experiência de vida com a matemática. 
Eu vou ser sincera: nunca gostei de matemática. 
E eu acho que a maioria das pessoas começam não gostando mesmo. 
Até que têm uma boa experiência com essa matéria. 
Sabe, depois de tantos anos sem gostar de matemática, eu não me dei conta, mas eu mesma criei em minha mente um "bloqueio" a respeito dessa matéria: para você ter uma ideia, era só falar em números, contas, as mais bobas possíveis, eu já pensava: 
_É matemática? Então eu não sei! 

Até que um belo dia, meu namorado, que por coincidência, faz engenharia electrónica e de telecomunicações, AMA matemática de PAIXÃO, resolveu me ajudar com os números. 
Ele sempre se deu muito bem com essa matéria. 
Ele não tem nada de diferente de nós dois, mas ele teve uma mãe que desde cedo o ensinou a gostar de matemática, ele sempre fez parte de competições na própria sala de aula dele e tudo mais, sempre foi o numero 1 da sala ou no máximo, o numero 2. 

Eu nunca esperava gostar de matemática, com sinceridade! 
Mas de repente, eu decidi fazer um determinado concurso público. 
Eu sou formada na área da informática, e como neste concurso só caia português, que eu gosto muito, informática.... e MATEMÁTICA.. resolvi arriscar.
A matemática não era das mais aprofundadas, mas para mim, era um desafio enorme, gigantesco, pois o maior numero de questões da prova era de matemática (30 questões). 
Mas eu resolvi aceitar o desafio. 
Advinha quem me ajudou? 
Meu namorado. 
Ele me ensinou a matéria de uma forma tão simples e descomplicada, que eu sinceramente, pela primeira vez, achei matemática a coisa mais fácil do mundo! Passei a gostar da matéria, a ter interesse em estudá-la. Resultado: passei no concurso em segundo lugar! 

Conclusão que eu tirei disso tudo: você pode ter a melhor matéria do mundo para estudar, mas se o seu professor não te ensinar da forma certa, e agradável, você alem de não aprender, passará a detestar a matéria. 

Eu sempre tive professores de matemática ruins. 
O único ano em que tive um professor que me fez gostar de matemática (alem do meu namorado), eu só tirava 9,5 nas provas valendo 10. Ele até ria de mim na sala, porque eu nunca tirava 10 mas sempre tirava 9,5. Porque o professor ele pode tanto fazer você gostar da matéria, como não gostar, te incentivar, como desincentivar. 
E existem muitos professores de matemática que não são tão bons assim, porque se fossem, ensinariam pelos melhores métodos, os mais descomplicados, os mais fáceis, os mais interessantes. Quem sabe você não se forma em engenharia, e ate se torna também um professor de matemática genial, daqueles que fazem os alunos enxergarem a matéria com os olhos alegres, e passarem a ter esse amor que você tem. Eu acho que um professor ensina muito mais do que conteúdo, ele ensina amor. 

Se você deseja aprender matemática, não desista do seu sonho, acredite em você, coloque isso como uma meta, um desafio para você, acredite no seu potencial e encontre um professor como esse, para te dar umas dicas. Você vai enxergar a matéria com outros olhos, acredite!

Comentários

Seguir

Mensagens populares deste blogue

EXAME RESOLVIDO UEM - 2011 - 1 a 10

Exame Resolvido - Física 12ª Classe - 2014 - Extraordinário