RESOLUÇÃO EXAME UEM MATEMÁTICA 2014_11-20

1 - 10 21 - 30 31 - 40 41 - 50 51 - 55

11. A área da vela do barco maior é de \(16cm^2\), logo a área do casco do barco menor mede:

Resolução:
Na figura podemos ver que na vela do barco maior temos 2 quadrados e mais 4 metades pintados. O que corresponde a 4 quadrados pintados.
Usando a mesma analogia podemos verificar que o casco do barco menor tem 3 quadrados pintados.
Assim temos que,

\(16cm^2 \Longrightarrow 4 \)
\(x \qquad \Longrightarrow 3\)

Agora pela regra de tres simples teremos que \( x=12cm^2\).

12. A razão entre o desenho representando o barco A e o barco B é:

Resolução:
Na figura podemos ver que no desenho do barco A temos 12 quadrados e mais 8 metades pintados. O que corresponde a 16 quadrados pintados.
Usando a mesma analogia podemos verificar que no desenho do barco B temos 4 quadrados pintados.
Assim a razao entre o desenho representando o barco A e o barco B é: \( \sqrt{\frac{16}{4}}=\sqrt{4}=2 \)

13. Num prédio foi efectuado uma pesquisa sobre os frequentadores das lanchonetes A, B e C e constatou-se que 30, 40 e 20 indivíduos frequentavam A, B e C, respectivamente; 12 frequentavam A e B; 9 frequentavam B e C; 6 frequentavam A e C; 4 frequentavam A, B e C; 5 não frequentavam nenhuma lanchonete. O número de moradores do prédio é:

Resolução: A B C 4 8 5 2 5 16 23 9 U O número de moradores do prédio é: \(16+8+23+2+4+5+9+5=72\)

14. Simplificando a expressão \( \frac{(n+3)! - (n+2)! }{(n+2)! + (n+2)\cdot n! }, n \in N, \) obtém-se:

Resolução: \begin{align} &\cssId{Step11}{\frac{(n+3)! - (n+2)! }{(n+2)! + (n+2)\cdot n! }=}\\ &\cssId{Step12}{= \frac{(n+3)(n+2)(n+1)n! - (n+2)(n+1)n! }{(n+2)(n+1)n! + (n+2)n! }}\\ &\cssId{Step13}{= \frac{(n+2)n![(n+3)(n+1) - (n+1)]}{(n+2)n![(n+1) + 1]}}\\ &\cssId{Step14}{= \frac{\cancel{(n+2)}\cancel{n!}(n^2+4n+3 - n-1)}{\cancel{(n+2)}\cancel{n!}(n+1 + 1)}}\\ &\cssId{Step15}{= \frac{n^2+3n+2}{n+2}}\\ &\cssId{Step16}{= \frac{\cancel{(n+2)}(n+1)}{\cancel{n+2}}}\\ &\cssId{Step17}{= n+1}\\ \end{align}

15. Para que valores de \(k\), a equação \( x^2-kx+9=0\) tem uma raiz dupla?

Resolução:

Para que a equação \( x^2-kx+9=0\) tenha uma raiz dupla é necessario que \(\Delta=0.\)
Como \(\Delta=b^2-4ac\), entao \(b^2-4ac=0\), com \(a=1; b=-k; c=9\)
Assim, \((-k)^2-4\cdot 1\cdot 9=0 \Longrightarrow k^2=36\)
Dai que, \(k=\pm 6\).

16. Se \( |2-4x|\lt1, \) então:

Resolução:

\(|2-4x|\lt 1 \quad \Longrightarrow -1 \ \lt \ 2-4x \ \lt \ 1\) \(\quad \Longrightarrow -1-2 \ \lt\cancel{2}-4x-\cancel{2}\lt1-2\) \(\quad \Longrightarrow -3 \ \lt \ -4x \ \lt \ -1\) \(\quad \Longrightarrow \frac{-3}{-4} \ \gt \ \frac{\cancel{-4}x}{\cancel{-4}} \ \gt \ \frac{-1}{-4}\) \(\quad \Longrightarrow \frac{3}{4} \ \gt \ x \ \gt \ \frac{1}{4}\) \(\quad \Longrightarrow \frac{1}{4} \ \lt \ x \ \lt \ \frac{3}{4}\)

17. Os números \(a-4, a+2 \ e \ 3a+1,\) nessa ordem, estão em progressão geométrica. Determine a razão dessa progressão. ANULADA

Resolução:

Por definicao: \(\left\{ \begin{array}{lll} \frac{a+2}{a-4}=q\\ \frac{3a+1}{a+2}=q\\ \end{array} \right. \) \(\Longrightarrow \frac{a+2}{a-4}=\frac{3a+1}{a+2}\)

\( \quad \Longrightarrow (a+2)(a+2)=(3a+1)(a-4)\) \(\quad \Longrightarrow a^2+4a+4=3a^2-11a-4\) \(\quad \Longrightarrow 2a^2-15a-8=0 \) \(\quad \Longrightarrow (a-8)(a+\frac{1}{2})=0\) \(\quad \Longrightarrow a_1=8 \vee a_2=-\frac{1}{2} \)

\(Assim, q_1=\frac{8+2}{8-4} \vee q_2=\frac{-\frac{1}{2}+2}{-\frac{1}{2}-4} \) \(\quad \Longrightarrow q_1=\frac{5}{2} \vee q_2=-\frac{1}{3}\)

18. Com \(2l\) de concentrado de manga e \(3l\) de água obtém-se um delicioso sumo de manga. Para obter \(50l\) de sumo são necessários:

Resolução:

Seja \(2k\) a quantidade necessaria de concentrado de manga e
Seja \(3k\) a quantidade necessaria de agua

Assim, \(2k+3k=50 \Longrightarrow k=10\)
Dai que, \(2k=2\cdot 10 =20l\) de concentrado de sumo de manga e, \(3k=3\cdot 10 =30l\) de agua.

19. Se \(2x+y=70\), o valor de \(x\) e \(y\) na proporção \(\frac{3}{4}=\frac{x}{y}\) é:

Resolução:

Vamos colocar as duas equacoes num sistema.

\(\left \{ \begin{array}{lll} 2x+y=70\\ \frac{3}{4}=\frac{x}{y} \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left \{ \begin{array}{lll} y=70-2x\\ \frac{3}{4}=\frac{x}{70-2x} \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left \{ \begin{array}{lll} y=70-2x\\ 3\cdot (70-2x)=4\cdot x \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left \{ \begin{array}{lll} y=70-2x\\ 210-6x=4x \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left \{ \begin{array}{lll} y=70-2\cdot 21\\ x=21 \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left \{ \begin{array}{lll} y=28\\ x=21 \end{array} \right. \)

20. O quinto termo de uma progressão aritmética é igual a \(11\) e oitavo termo é igual a \(17\) . Calculando a soma dos primeiros dez termos desta progressão aritmética, obtém-se:

Resolução: Seja \( a_5=11 \ e \ a_8=17 \)
Sabendo que a soma dos 10 primeiros termos de uma P.A. é dada por:
\(S_n=\frac{(a_1+a_n)n}{2}\)
Assim, \(a_n=a_1+(n-1)d\), sendo \(d\) a diferença.
Agora, \(\left\{ \begin{array}{lll} a_5=a_1+(5-1)d\\ a_8=a_1+(8-1)d \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left\{ \begin{array}{lll} a_1+4d=11\\ a_1+7d=17 \end{array} \right. \Longrightarrow \) \( \left\{ \begin{array}{lll} a_1=3\\ d=2 \end{array} \right. \)

Entao, \(a_n=3+(n-1)\cdot 2 = 2n+1 \Longrightarrow a_{10}=21\)
Dai que, \(S_{10}=\frac{(3+21)\cdot 10}{2} = 120\)

Comentários

  1. Bom dia. Primeiro parabenizar pela iniciativa de partilhar a resolução de exercícios do exame com todos, é uma iniciativa muito boa, Parabéns.

    Segundo, gostava que olhasse com muita atenção para a questão número 13, no que diz respeito ao conjunto B (no diagrama de Veen), em vez do 25 devia ser 23.
    Obrigado!!

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    1. Muito obrigado, já efectuei a correção. Despcupe pela demora na resposta.

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