EXERCICIOS 26-29 - UEM - 2016
26. As coordenadas de pontos de interseção de gráficos das funções y=2−3x e y=2x2+7x+14 são:
Resolução:
Como nos pontos onde os gráficos se interceptam o valor de y deve ser o mesmo para as duas funções, então, podemos concluir que:
2−3x=2x2+7x+14
⟹2x2+7x+3x+14−2=0
⟹2x2+10x+12=0
⟹x2+5x+6=0
Agora, vamos aplicar a regra do anulamento do produto:
x2+5x+6=0
⟹(x+3)(x+2)=0
⟹x=−3∨x=−2.
Agora vamos determinar os valores de y.
Para x=−3 temos:
y(−3)=2−3⋅(−3)=2+9=11
Para x=−2 temos:
y(−2)=2−3⋅(−2)=2+6=8.
Entretanto, as coordenadas dos pontos são: (−3;11) e (−2;8).
27. QUESTÃO ANULADA
Resolução:
28. O vertices V(x;y) da parabola definida por f(x)=x2−8x+15 é o ponto:
Resolução:
Para resolver este exercicio vamos aplicar as seguinte as formulas:
Xv=−b2a e Yv=−Δ4a
Como, trata-se de uma equação quadratica onde: a=1;b=−8;c=15.
Agora vamos substituir esses os dados nas formulas acima.
Xv=−b2a=−−82⋅1=−−82=−(−4)=4
Yv=−Δ4a=−b2−4ac4a =−(−8)2−4⋅1⋅154⋅1 =−64−604 =−44 =−1
Entretanto, o ponto que representa o vértice da parabola é V(4;−1).
29. O gráfico da função y=1x2−4 é:
Resolução:
O exercicio na realidade nos pede para determinar o eixo de simetria de y.
Como determinar o eixo de simetria dessa função?
Primeiro, vamos determinar se a função é par. Porque uma função par "é simetrica em relação ao eixo das ordenadas(eixo dos yy)".
Sabendo que a condição de paridade é: f(x)=f(−x)
Agora vamos aplicar esta condição para verificar. se a dada função é par ou não:
f(x)=f(−x)
⟹1x2−4=1(−x)2−4
⟹1x2−4=1x2−4.
Assim, chegamos a conclusão de que a função é par. Entretanto, a função y é simetria em relação ao eixo das ordenadas.
TOMAR NOTA!
Imagine que te perguntem para determinar de forma algebrica se "uma dada função é par ou ímpar". Para tal basta introduzir −x no lugar de x na função, depois é só simplificar.
Se você achar exatamente a mesma função, isto é, f(−x)=f(x), então a função dada é par.
Mas se você achar exatamente o oposto da função dada, isto é, se f(−x)=−f(x), então a dada é ímpar. Em todos os outros casos, a função não é nem impar nem par.
Exemplo:
Determine de forma algébrica se f(X)=−3x2+4 é par, ímpar ou
nenhuma das duas.
Se esboçarmos o grafico desta função, veremos que este "é simétrico em relação ao eixo dos yy", em outras palavras, qualquer que seja o gráfico esta estará fazendo uma reflexão em relação ao eixo dos yy.
Esse reflexo em relação ao eixo dos yy é uma característica de funções pares.
Mas a questão nos diz claramente para resolver de forma algébrica, o que significa que não é para fazer com gráficos.
Então vamos substituir x por −x, e simplificar:
f(−x)=−3(−x)2+4=−3x2+4.
A última expressão é que a inicial, isto significa que f(x) é par.
Qualquer duvida ou sugestão, DEIXE O SEU COMENTARIO.
Obrigado!
Comentários
Enviar um comentário